"Teatro de Guerra" - Festival do Rio/15 de setembro de 2009
Meryl ama Atuar! Ela é assim. Logo que o texto esteja em seu poder, ela fica ansiosa para começar a trabalhá-lo. Não tem pressa de sair do teatro. O Teatro é a escolha de sua Vida. Nasceu pronta para ele. Os acréscimos para o aperfeiçoamento de sua performance, foram pequenos em relação ao o seu infinito Talento. A vida lá fora, pode estar acelerada, mas ela permanece mergulhada naquelas folhas, marcando o texto, destacando logo as suas falas.
Eu imagino como deva ter sido o seu íntimo laboratório, como 'Mother Courage", de Brecht...
Tive a felicidade de assistir o documentário "Teatro de Guerra", no Festival do Rio. Fiquei estarrecida com a força, a intensidade de Meryl, fazendo teatro... esta peça em especial! Eu me senti 'invadida' pelo poder impressionante, da sua maneira de atuar!
Ela transmitia tudo com ironia e uma revolta agressiva, própria dos impotentes, que não podem mudar os fatos nem o ritmo das coisas absurdas, pelas quais estão passando!... As cenas estão vivas, dentro da minha lembrança!
Parecia que Meryl sairia, a qualquer momento, da tela e gritaria para o público, com aqueles seus olhos impressionantes, no auge do desespero... "What are you waiting for?..."
No final das 3 apresentações, fiquei emocionada quando as pessoas se levantaram e aplaudiram - dentro do cinema... e ela nem estava lá!... Ouvi várias vozes, dizendo: Bravo! Bravo! Confesso que chorei.
As pessoas não avaliam, mas estamos vivendo junto com ela, no Tempo dela, que também é o nosso! Somos pessoas de muita sorte!...
Nenhum comentário:
Postar um comentário