Meryl Baby

Meryl Baby

sexta-feira, 21 de março de 2014

Meryl Streep e o Dia Mundial do Teatro

                                                                                       

                 O Vassar College foi, para Meryl, uma solução de emergência e lhe provocaria uma grande metamorfose. Até aquela data, ela que só havia lido 7 livros, passou a conviver com mulheres que questionavam seus conhecimentos e as informações que lhes eram passadas em todos os campos. Meryl resolveu seguir este exemplo.
                " Eu me sentia muito bem nessa atmosfera. Pela primeira vez era bem aceita pelas pessoas do meu sexo. Aprendi a dar o melhor de mim por mim mesma e comecei a desenvolver minha própria identidade e a acreditar em mim. "
             Meryl fez parte do coro de Vassar chamado 'Night Owls' e ajudou a organizar festas. Mas eram os estudos que ocupavam a maior parte do seu tempo. " Foi um tempo fantástico. Podia fazer tudo que quisesse porque tudo era permitido. "
           Por fazer tudo que queria, inscreveu-se no curso de Iniciação ao Drama e leu o papel da frustrada Blanche DuBois, em 'Um Bonde Chamado Desejo', de Tennesse Williams. Seu professor e diretor do grupo de teatro, Clint Atkinson, ficou impressionado e aconselhou Meryl a ler 'Senhorita Julia', o drama de Strindberg.
               Atkinson, naturalmente, já tinha segundas intenções quando lhe mandou ler a peça. "Um dia, Atkinson sugeriu que montássemos a peça 'Senhorita Julia', de Strindberg, recorda Evert Springchorn, diretora  do Departamento de Artes Cênicas, de Vassar. "Eu recusei a proposta porque não queria ver aquela peça mediocremente encenada. Mas Atkinson me convidou para ouvir a sua primeira leitura, naquela tarde. Aceitei e, em pouco tempo, fui conquistada por Meryl Streep. Olhei para Atkinson e assenti."
                                                                              
                       1969

          Quando Meryl soube que assumiria o difícil papel de 'Senhorita Julia', ficou estarrecida e assustada porque nunca havia trabalhado em drama e toda sua experiência anterior se limitava a musicais. 
               " Não me sentia nem um pouco segura. Tudo que eu sabia era que deveria pegar um machado e decepar um canário. Meus amigos gritariam de horror e pânico e isso me agradaria. "
           A maioria das mulheres de Vassar ficou impressionada com sua performance como atriz e Atkinson chegou a louvá-la como "uma grande atriz": "No palco ela parece espalhar uma aura luminosa e indefinível. Ela deu vida À 'Senhorita Julia' com uma sensualidade que não condiz com sua pouca idade."
                Com a intenção de conhecer todos os ramos do Teatro, Meryl trabalhou como diretora, como produtora de uma peça de Molière, além de já ter sido responsável pela sonoplastia, iluminação e até pelo figurino, na produção de John Steinbeck, 'Ratos e Homens', e no 'Caminho Real', de Tennesse Williams.
           " Estava definitivamente seduzida pelo Teatro, apesar de dizer a mim mesma que não era possível viver disso. "

Fonte: "Meryl Streep Seus Filmes, Sua Vida"
            Andrea Thain

*             *             *             *

                Bem, como vemos, o Teatro foi o berço da Maior Atriz de Todos os Tempos. Conforme eu sempre disse, Meryl nasceu feita. Nada se acrescentou ao seu incrível Talento, a não ser algumas poucas técnicas, em termos didáticos. Quanto ao resto... é o que está aí para ser visto e estudado com muito carinho. A História lhe fará a Justiça que a Academia não fez: apenas 3 Oscars, em 18 indicações.
             
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário