Meryl Baby

Meryl Baby

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Meryl Streep e o dia dos Mestres do Brasil

 
 
            Esta foto foi tirada no dia 15 de outubro de 2011. Meryl fora visitar o colégio onde estudou, o Vassar. Imagino a festa que os funcionários fizeram com sua chegada... Coloquei esta foto para ilustrar e enfeitar o dia do Mestre, no Brasil, para colorir e dar um toque de alegria, com o sorriso lindo de Meryl. Também porque desejo agradecer a ela tantas coisas que tenho aprendido com as histórias de sua Vida. A mim só tem proporcionado um imenso prazer, conhecê-la cada vez mais e, desta forma, me encantar com esse 'convívio' diário. Deus dê uma longa vida a essa pessoa maravilhosa que tanto tem para ensinar àqueles que acompanham os seus passos, ainda que longe dos olhos mas perto do coração. Deus abençoe Meryl sempre.
 
*             *             *             *
 
 
           Hoje se comemora, no Brasil, o dia do Mestre. Na verdade, não se comemora, chora-se. A Educação, aqui, está em estado de coma agudo. Os professores são desrespeitados e humilhados pelo próprio governo, especialmente no Rio. As passeatas são perseguidas pela polícia, como se os mestres fossem rebeldes sem causa. Elas deveriam ser acompanhadas, por medida de segurança aos próprios mestres, mas não. Estou me referindo aos professores que trabalham na rede pública, municipal e estadual, pessoas que muito estudaram, que fizeram concurso e passaram a ser funcionários públicos. Mas o grande problema é que a Educação é benefício para o povo. Além do mais, os nossos governantes não têm interesse algum de que a população adquira a capacidade de reivindicar, de criticar erros políticos. Só que o professorado não é uma classe qualquer: é uma classe culta! Os governantes não encontram argumentos à altura, para contestar as reivindicações dos profissionais da Educação, então, fingem que não veem o abuso das forças policiais, vocês sabem como é... Enquanto os governos não derem o devido valor à Educação e o povo brasileiro não aprender a escolher corretamente os seus governantes, será muito lento o processo evolutivo até chegarmos a ser um país de primeiro mundo. Para mim, o que está acontecendo agora, com os mestres, é um terrível retrocesso cultural. Considerando os meus 40 anos de carreira como professora do ensino público, do município e do estado do Rio de Janeiro, hoje é um dia muito triste para mim. Lamento demais pelo futuro incerto dos meus colegas, que estão na Ativa. (Velai, Deus, pelos destinos do Brasil.)

Um comentário: