Meryl Baby

Meryl Baby

sábado, 28 de dezembro de 2013

Meryl Streep e o 4º Oscar...

                                                                                                                                                             

         O problema é que há pessoas que não gostam da 'Meryl Streep'. Talvez até da pessoa dela, a Mary Louise. É inacreditável, mas elas há! Por mais que seja a Melhor de todas em Atuação, não acreditam no que vêem, acham que o Trabalho dela é apenas técnico, uma espécie de clichê. Na verdade, o que nomeiam de clichê é a perenidade da sua Perfeição. O que ocorre é que sabem que ela é indicada ao Oscar tantas vezes sem ser premiada, que se acostumaram a pensar que o exercício de sua Arte, literalmente espetacular, é pura 'decoreba' de técnicas, sem consistência... e isso explicaria as constantes derrotas. 
                                                                         
     
         Mas Meryl executa  seus Trabalhos tendo como única ferramenta, o grandioso Talento. Talento não tem qualquer relação com técnica: ele nasce com a pessoa; técnica, adquire-se. Ainda mais, para completar, o  Temperamento dessa Mulher - alegre e irreverente - se encarrega de angariar antipatias gratuitas, e claro, uma inveja torpe - devoradora - de consumir o seu inatingível Talento.  "It's a joke." Sonhar com isso é uma fantasia ridícula. Já expliquei várias vezes que talento é um fator endógeno. Você pode vir a ser um ator técnico, jamais talentoso porque o TALENTO NASCE COM A PESSOA! Se não nasceu talentoso, 'já era', meu caro. Para a ausência do talento não há cura: desista desta ilusão! Quem não gosta de Meryl é uma criatura sem Amor no coração! É capaz de diminuí-la, menosprezá-la, depreciá-la, difamá-la... porque não consegue ser melhor que ela, nem sequer ser igual!
                                                                                  

          Assim tem sido através dos anos em que foi indicada ao Prêmio Máximo da Academia - não só a ele, convenhamos - e possuir, até hoje, apenas 3 estatuetas, apesar de ser recordista absoluta de indicações! O Oscar-objeto, estou certa de que pouco representa para Meryl - e para mim também! O que vale mesmo é o reconhecimento oficializado por ele. Meryl dá o Sangue e a Alma pela sua Arte. É a grande Paixão da Vida dela! E dentro de sua linda Modéstia ela acha que, se não lhe deram o Oscar, é porque 'seu Trabalho não foi bom'... Absurdo! Qualquer coisa que faça é Excelente porque Meryl trabalha com a Emoção, e essa pertence somente a ela, a mais ninguém!  É a grande diferença entre ela e os demais. Que eles não me levem a mal mas... Emoção faz parte do DNA!...
                                                                                    

          Hoje assistirei, pela segunda vez, "Álbum de Família". Desta vez, irei para observar os detalhes do Trabalho da minha Querida, que por sinal, é Perfeito: sua Violet é um gerador de sofrimento cujo combustível é a DOR, de todas as formas possíveis: a aparência real de Violet me deixou arrasada - está longe de ser a que vemos no trailer. Não gosto de ver as personagens de Meryl em sofrimento porque sei que ela sofre a dor delas: acho Violet a mais dramática de todas - há uma cena em que uma única lágrima é a coisa mais tocante do mundo... 
                                                                                    

          Meryl se superou, mais uma vez. Ultrapassou os próprios marcos anteriores, e me deixou no chão,  aniquilada, esmagada sob o peso da crueldade humana. Violet é algoz... e vítima, não necessariamente nessa ordem. Apesar disso, Meryl declarou que estava "preparada para ser odiada por todo mundo" - não por mim, que amo seu estilo Michelangelo. Mais uma coisa: só quem tem Empatia vai compreender, profundamente, o que se passa na alma de Violet. 
          Desde já, aviso a todos: ESSE OSCAR, DE 2014, MORALMENTE, PERTENCE À MERYL STREEP! "That's all."
         

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário