Meryl Baby

Meryl Baby

terça-feira, 21 de junho de 2016

Carta aberta à Meryl Streep, por Ben Jelloun

                                                                                 

Ben Jelloun Asks Meryl Streep to Help Moroccan ‘Little Maids’
Tuesday 21 June 2016 - 11:50
Morocco - World News
Por Bryn Miler

             Rabat - escritor marroquino Tahar Ben Jelloun publicou uma carta aberta à atriz norte-americana Meryl Streep, na segunda-feira (20), chamando-a para que reconheça a situação de crianças trabalhadoras do sexo feminino, em Marrocos.
             Ben Jelloun recebeu elogios internacionais por seu trabalho, que muitas vezes aborda as relações de gênero, no Islã. Ele publicou sua carta uma semana antes da chegada da Sra. Streep, em Marrocos, onde ela vai entrar com a primeira-dama Michelle Obama, e a atriz indiana Freida Pinto, para discutir como aumentar o número de meninas na escola, no mundo em desenvolvimento. 
             A carta de Ben Jelloun expressou sua admiração de seu trabalho, por rígidos direitos, na promoção das meninas, e implorou a ela para se informar sobre o número preocupante de jovens marroquinas, no mercado de trabalho nacional.
             De acordo com Hesspress, entre 30 mil e 60 mil meninas marroquinas, menores de idade,  trabalham como empregadas domésticas. Estas crianças, muitas vezes meninas rurais que trabalham em cidades, dão seus salários para seus pais, e raramente recebem dias de folga, contratos formais ou outros direitos fundamentais do trabalho.
                Ben Jelloun implorou a Ms. Streep para intervir em nome destas "pequenas criadas", instando:
             "Ouça a mulheres que estão [de trabalho] no campo, aquelas que lutam todos os dias para que a inocência de jovens não seja levada pelos brutos, para que a esperança que essas meninas carregam possa ter sucesso na superação de tabus, encargos, as hipocrisias sociais, modéstia extraviada e vergonha que encobre a realidade ".
             Em 1º de junho, o governo marroquino aprovou uma lei criminalizando o trabalho para todas as crianças, com idade inferior a 16. Devido à indignação de muitos elementos da sociedade civil, que preferia uma idade mínima mais elevada, o governo está agora a considerar criminalizar todo o trabalho, até a idade de 18 . Ms. Streep e o apoio público de seus companheiros por esta razão, poderia ajudar a mobilizar a população marroquina contra a prática de "pequenas empregadas domésticas", e pressionar o governo para ajustar as leis atuais.


                                                       

          Nota:
          Tahar Ben Jelloun, é um escritor marroquino, nascido em 1 de dezembro de 1944, que escreve em francês, vencedor do Prêmio Goncourt, em 1987. Cultiva a poesia, a narrativa e o ensaio; também se interessou no teatro. (Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário