Meryl Baby

Meryl Baby

sexta-feira, 4 de março de 2016

Meryl Streep e o naipe de Espadas... em Mamma Mia!

                                                                             

     O naipe de Espadas corresponde ao elemento Ar, por ser invisível. A respiração do espírito que concebeu a ideia da criação, antes de se tornar manifestado. Simboliza os domínios da mente, o pensamento abstrato que deve preceder cada ato de criação, e que confere estrutura e significado à vida.


 As Figuras da Corte, no naipe de Espadas: Valete, Rainha e Rei

O Tarot de Marselha - Significados gerais

                                                           Ás de Espadas
Representa a força ativa que o homem desenvolve com firmeza e compreensão, para o triunfo de seu ideal.
• Mental: Esclarecimento intelectual, precisão e clareza.
• Anímico: Ausência de sentimentalismo. Esta carta coloca o sentimento apenas na fé, no misticismo ou nas convicções profundas.
• Físico: Saúde. Desenvolvimento progressivo. Bom estabelecimento das coisas. Recuperação do potencial nervoso.
                                         Rei de Espadas
 Carta de conquista, de realização e de vitória. O problema deste Rei é que ele não se satisfaz, não fica feliz com a conquista, pois seu prazer está no processo, não em atingir o objetivo. Além disso, a teimosia natural deste naipe também está presente aqui, assim como a negação em escutar realmente 

                                          Rainha de Espadas
 Esta Rainha está presa a algo do passado e que lhe causa uma dor insuportável. Por isso, ela concentra toda a sua energia em vingança ou revanche, o que vai nortear todas as suas atitudes. Naturalmente, a vida de quem está assim não anda. Importante lembrar que a Rainha nem sempre demonstra claramente essa postura; isso transparecerá mais na medida em que ela fala de si mesma.

                                           Valete de Espadas
 Há foco, concentração, energia direcionada, mas ainda há luta pela frente. Possivelmente entrará facilmente em guerras e brigas, mas manterá um poder articulador bastante grande. É a carta que diz que a pessoa está no caminho certo, embora ainda vá demorar a realizar o que deseja.

                                            Dez de Espadas
 Carta do fundo do poço, onde naturalmente há dor, mas também há alguma ação, como se a pessoa finalmente desistisse, colocasse um ponto final na situação. Nem sempre é o melhor fim e ainda há certo desequilíbrio mental, mas ao menos é o fim de um assunto ou situação, o que abre uma porta para a pessoa dar uma virada na vida.

Fontes:  O Tarot de Marselha - Kris Hadar 
              Scribd

**********************************************

           Eu já imaginava que Meryl teria um propósito, ao escolher o naipe de Espadas, para estas cenas. Meryl não dá ponto sem nó: Donna é a mulher abandonada pelo grande amor de sua Vida, o que lhe causou longos 20 anos de solidão e tristeza. 
            Eu, conhecedora do estilo de Meryl, senti que haveria uma lógica - por quê não Copas, com o simbolismo dos lindos corações vermelhos?... Eu precisava investigar o porquê das cartas de Espadas. Ah... Internet. 
             Inicialmente, fui pelas vias naturais e descobri que o Ás de Espadas é a carta mais importante, no jogo de pocker. Entretanto, por ser eu uma curiosa inveterada, andei cavocando os segredos do Tarô. Não porque goste de adivinhações... mas por ser tão cheio de mistérios - e isso é coisa muito atraente, para mim. Pesquisando, compreendi que a Dama de  Espadas representava uma mulher bem adulta, que fora abandonada pelo seu amor e vivia de saudade, numa solidão dolorosa. Isso e aquilo foram suficientes para confirmar a relação que Meryl fizera, entre a Dama e Donna. Perfeitamente correta!
         Agora  eu pergunto: Meryl joga pocker?... Ou, sendo também curiosa, enveredou pelos preceitos ocultos do Tarô?...
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário