Meryl Baby

Meryl Baby

sábado, 20 de agosto de 2016

Bate-papo com Meryl Streep (2)

                                                                     

           Jenkins, é claro, é muito mais do que isso. Ela pode ser uma das mais fascinantes personagens reais da história de New York City. A socialite e entusiasta feroz da Música, Jenkins era uma cantora e aspirante à Ópera, cuja influência conseguiu levá-la por todo caminho até 1944, considerando esgotados todos os ingressos, no Carnegie Hall, apesar do fato de que sua voz soava como uma família de gatos selvagens, sendo cozidos vivos.
         Seu companheiro de longa data, St. Clair Bayfield (interpretado por um maravilhoso Hugh Grant, no filme) conseguiu manter sua terrível voz em segredo, através de uma série de subornos. Isto permaneceu em segredo - até mesmo da própria Jenkins, que era alheia à dubiedade de seus talentos. Mas, segundo o desempenho muito público, no Carnegie Hall, a farsa foi para o alto. Depois de ser ridicularizada pelos críticos, Jenkins morreu de um ataque cardíaco, dias depois.
           A performance destes números musicais, de Streep, é um tour de forte mau canto, um feito de atuação notoriamente difícil de retirar, mas que Streep faz com extrema precisão cômica. Entretanto, não é sobre a liberdade em cantar mal ou mesmo o quão difícil é fazê-lo - Streep, por sinal, aprendeu, meticulosamente, todas as árias - mas sobre o sentimento irresistível, o sincero entusiasmo que Jenkins projetava. Mesmo se ela era um pouco monótona.
           " Eu não acho que a nossa Florence estava visando tanto em grandeza " diz ela. " Quando ela disse 'A Música é a minha vida', eu acho que isso é verdade. Ela queria doar a única coisa que ela amava. "
                                                                                      

           Streep, certamente, consegue isso. Esta é uma mulher cujo nome é sinônimo de Grandeza, acima de tudo. " Eu não entro em Atuação para ser grande... " diz ela. " Eu só queria fazer a mesma coisa. " [como Jenkins]
           E ela vai para uma explicação de tirar o fôlego, sobre o processo de Atuação: conexão, comunicação, algo sobre o ar, no quarto. Eu quase me perdi totalmente, em seu intenso contato com os olhos, quando ela conclui: " A coisa mais excitante, para mim, é fazer a coisa. Como é recebida, é sério. "
           Com o pensamento intelectual que ela dá à Arte de Atuar, ele deve ser uma experiência particular ressonante, para fazer um personagem, especialmente um com o zelo de Florence Foster Jenkins.
           " Você já esteve em uma peça? " ela me pergunta. Em pânico eu contemplo se deveria passar o resto dos meus 10 minutos com Meryl Streep, revivendo a produção de 2003, "Calvert High School of Guys and Dolls", em que o meu desempenho como Nathan Detroit foi decretado como " perfeitamente adequado". Certamente, era o que ela estava liderando com essa pergunta. Mas uma resposta foge, inexplicavelmente, antes que eu possa mesmo chamar "A Fuga para Tinhornis".
           Sim, eu digo. Profundo. "Então você, provavelmente, pode lançar-se de volta no Tempo, para os momentos antes de ir para o palco ", diz ela.
            Ela pode. Ela faz para mim, ali mesmo. Ela usa a palavra 'incipiente', ao fazê-lo, e eu aceno, com conhecimento de causa, como se eu entendesse o que - diabos! - essa palavra significa. " É o que vivemos ", diz ela.
           Nós. Você, eu, Florence Foster Jenkins... todos nós somos, agora, pares de Meryl Streep.
       
           (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário