Meryl Baby

Meryl Baby

domingo, 4 de agosto de 2013

Um poema para Meryl Streep

                                                                                                           
 
                 "Este é um poema...
                 tão meigo, tão terno, tão teu...
                 é uma oferenda aos teus momentos
                 de luta, de brisa e de céu...
                 E eu
                 quero te servir a poesia
                 numa concha azul do mar
                 ou numa cesta de flores do campo."

                                 - Cora Coralina -

                Tenho dito por aqui que amo poesia. Aliás, não sei viver sem este prazer, para o meu cérebro e o meu coração. Não tenho a natureza daqueles que tudo planejam e executam. Sou espontânea, natural. Necessito de saúde para a alma, bem mais que para o corpo. Então, poesia é tudo. Antigamente, isso me fragilizava porque as pessoas não me compreendiam facilmente. Era alvo de piadas, ironias, por parte dos materialistas - chamavam-me de 'romântica incorrigível', e eu me sentia meio excluída. Naquela época, não administrava bem o isolamento.
                 Depois que Meryl entrou na minha vida, tudo passou a ser mais fácil, desde que soube do gosto dela por poesia. De repente encontrei-me, certa de minha preferência, e passei a me compreender com clareza. Encontrei comigo mesma, na alma de Meryl: lá estava eu, dentro daquela mulher maravilhosa. Havia descoberto um dos nossos pontos em comum!... Grata felicidade!
                  Dali para cá, quando leio poesia, seleciono todas as que se parecem com Meryl, ou que se dirigem a ela. Adoto a forma neutra de interpretar e de sentir: minha emoção é cárdio-cerebral. A poesia me reverte à amplidão. É com ela que viajo na profundidade, é ela que me remete à abstração. Somente por esse caminho consigo compreender alguns fatos e certas pessoas muito especiais, como Meryl. E é tão maravilhoso compreendê-la, conhecê-la cada dia mais um pouco...
                  Meryl é um Universo infinito e mágico: puro, legítimo, sem qualquer sofisma. Alma boa, generosa e perfumada, leve e fidedigna como a de uma criança... esvoaçante como uma alegre borboleta, de colorido vibrante... Deus a abençoe! 
 
 
 

2 comentários:

  1. Também ampo poesia,Maria! Acredito que pessoas que gostam de poesia são mais doces,mais sensíveis com o mundo ao seu redor,têm mais leveza na forma ser. Meryl exemplifica isso. Pena que seja tão raro encontrar pessoas assim no nosso mundo. Vi o video de Meryl recitando um poema, no encontro com Yo-yo ma, e meu Deus, é de fazer chorar de tão lindo a interpretação dela. A entonação da voz,Maravilhosa. Vi com minha irmã, e até ela ficou encantada ao ver Meryl em ação. Tô quase tornando minha irmã numa Streeper.
    ass: Neiva Costa

    ResponderExcluir
  2. Quem conhece a capacidade ilimitada de sentir, de Meryl, vai com ela ao Infinito, nesses momentos sublimes. Acho que depende, também, da sintonia que tenhamos. Nesse caso, é possível captar a forte Emoção que circula nas veias de Meryl: é algo maravilhoso.

    ResponderExcluir