Meryl Baby

Meryl Baby

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Não erre a tradução da fala de Meryl Streep!

                                                                               



         Ufa!... Legendar um filme não é coisa para qualquer um! E os tradutores, aqui nessa terra 'braziliensis', são bem infelizes, ao traduzirem o Inglês ao pé da letra! Aí, temos o que lemos: legendas mal feitas, descaracterizadas. A dublagem, então, nem se fala! Vozes estranhas, totalmente díspares das vozes originais dos atores! 
           E assim, vimos vivendo com o que se nos apresentam, que é o pior de tudo, O TRADUTOR NÃO SABER PORTUGUÊS!!! Ele produz uma legenda cheia de erros ortográficos, gramaticais, de concordância... um horror! Um exemplo, em "Ricki And The Flash"... a cena em que Ricki e Greg passam pelo 'raio x' do aeroporto, e nos chega a pérola: "eu o avisei para não levar líquido." E justamente uma fala de Meryl Streep??! Puxa... que raiva: ele não domina o idioma pátrio e desconhece as sutilezas da Língua Portuguesa! A forma correta é: eu LHE avisei... referindo-se a 'VOCÊ', pronome oblíquo da 3ª pessoa do singular!  Erradamente, 'O' refere-se a 'ELE', e não a 'VOCÊ'! 
      Verdadeiro despautério! Fico revoltada com um tradutor que, sem a mínima humildade, vai errando ao seu bel prazer - isto é constante em qualquer filme! - mas, por favor, não nas falas de Meryl! Ela é inteligente e culta, jamais construiria uma frase assim, ainda que na linguagem coloquial! O Mundo conhece a perfeita prolação de Meryl, em seus discursos! Estou certa de que ela falou corretamente o Inglês.
      Não basta o tradutor ser fluente em algum idioma e, tão simplesmente, sair fazendo traduções. Há que se conhecer e saber empregar todas as regras da Gramática, da Ortografia e da montagem de textos, em Português, para que a legenda fique correta! (Chega a ser desrespeitoso com quem assiste o filme!) Se não estudou bem, adquiriu um conhecimento relativo de sua língua, não se dê ao luxo de fazer uma tradução sofrível, e logo da Meryl Streep?! Ora! Tenha paciência, cara! Vá estudar!...
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário