Meryl Baby

Meryl Baby

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Meryl Streep e Yo-Yo Ma

            National Center for the Performing Arts of China - 18/11/2011 - Beijing
            Diálogo Musical: "A Letter to Agnes De Mille" (Martha Graham) e "Luchai (Wang Wei)

                     (ensaio)                                 

           Meryl se senta e agradece ao público, por tão bem recebê-la. Suas mãos demonstram um certo nervosismo. Molha os lábios, dá uma olhada séria para Yo-Yo, que a observa, preparando-se. Nesta rápida olhadela, ele lhe faz um sinal. Meryl lhe envia um imperceptível sorriso. Ela olha para o texto, a sua frente, olha para o alto, aspira e expira, com força, levantando os ombros. Yo-Yo não tira os olhos de seu rosto. Então, introduz os primeiros, pequenos acordes, e formam a conexão, os dois.

                    (ensaio)                                             

            Ela começa a falar, como se aqueles minúsculos sons tivessem invadido a sua alma, trazendo, com eles, toda a melodia dos acordes seguintes. Movimenta-se, suavemente, como que impulsionada, peito arfante, olhos semi-cerrados. Novos acordes mais longos, mais doces, penetram em seus ouvidos e ela se deixa transportar, como se sua alma houvesse ascendido, por alguns segundos. Yo-Yo sorri, levemente. Ele conhece bem a sua partner. Nela, a Emoção é tudo. Os acordes se seguem e, ao mesmo tempo, ele vai observando a sua transformação. À proporção que eles vão crescendo, mais fortes, mais intensos, parece que ela está envolvida, levitada, os belos olhos claros, vasculhando o ar, com o peito arfante, ao compasso das fortes notas seguidas, repetidas, como num êxtase. O violoncelista acompanha a evolução, o crescimento da Emoção de Meryl. Ele sabe que ela é assim: a Pura e Verdadeira Arte Profunda.
            Ao terminar, Meryl parte em sua direção e o beija. Cumprimenta a plateia e sai, ao encontro de um rapaz, que beija sua mão, e a devolve ao palco. Então, numa atitude de absoluta humildade, curva-se diante de Yo-Yo Ma. Ele também se curva. Ouvem-se muitas palmas. Meryl se ajoelha, ele também. Mais palmas. Mas Meryl deita-se, no chão. A platéia delira... e ele a homenageia, da mesma forma . Num único e rápido  movimento, ela se levanta , despede-se de todos e sai, ainda apontando para ele. 

                                            

             Esta é Meryl. Ela sempre me transporta a um estágio de emoção total. Acho que ela arrancou meu coração, do peito. É como se  o visse, na minha mão, pulsando forte, acelerado. Minha cabeça flutua... sinto o sangue latejando nas têmporas, suadas. Um leve torpor se instala, como se eu fosse desmaiar. Minha respiração está suspensa, mal respiro, não tenho tempo para isto. Não posso perder nenhum detalhe, nada... Meus olhos, quentes, me turvam a visão... é como se assistisse tudo, do fundo de um lago. Não consigo segurar as lágrimas. É sempre assim: a Arte me emociona. Mas Meryl é Arte e Vida, juntas, misturadas, numa só pessoa.  Que Deus a abençoe e lhe dê muitos anos de Paz, Saúde, Felicidade e muito Amor. 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

          "A ausência total de fardo faz com que o ser humano se torne mais leve do que o ar, com que ele voe, se distancie da terra, do ser terrestre, faz com que ele se torne semi-real, que seus movimentos sejam tão livres quanto insignificantes."
- KUNDERA, Milan./A Insustentável Leveza do Ser -




             Observação:                 
             Yo-Yo Ma trabalha atualmente no Projeto Rota da Seda, uma iniciativa do próprio Ma, que começou em 1998 e cujo principal objetivo e vincular as artes do Ocidente e Oriente, reunindo artistas e público de todo o mundo e, além disso, ele tem oferecido a possibilidade de desenvolvimento e estudo a todas as classes sociais, baseado nas ideias e tradições das diferentes culturas que abrangem a Rota da Seda.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário