Meryl Baby

Meryl Baby

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O talento de Meryl Streep

       
     Certa vez, li uma crítica a respeito da atuação, de Meryl, em "Dúvida". A pessoa atribuía-lhe alguns truques, apelidando-os de "tiques e cacoetes" e, que era "inadmissível que uma atriz, da competência de Meryl Streep, precisasse apelar para isto", ficando a Irmã Aloysius, muito "caricaturesca".
      Fiquei assombrada, com tamanho despropósito. Como é que alguém poderia falar assim da grandeza, de qualquer atuação, da perfeita Meryl Streep? Quem teria feito este julgamento tão destrutivo? Estava lógico que havia, nas entrelinhas, uma intenção, velada, de causar-lhe dano, de prejudicá-la.
       Recordista de indicações, ao Oscar, SAG, Globo de Ouro, e muitos outros prêmios, inclusive em vários países, que lhe homenageiam pela sua carreira, Meryl é como um fruto, maduro e doce, no qual se atira pedras, para que caia da árvore, e seja degustado, pois de outro modo, não se consegue alcançá-lo.
       Imaginemos a seguinte situação: uma freira austera, vestida com um hábito negro, xale e touca que, além de cobrir-lhe a cabeça, possui longas abas, contornando-lhe o rosto...  e suas mãos. Apenas estas três partes do seu corpo estão expostas. O roteiro é dramático: suas feições conservam-se, constantemente, sérias, fechadas; sua testa, franzida, mantém a expressão da desconfiança, visto saber que lhe são atribuídos vários defeitos e apodos... mas a responsabilidade, com que dirige o colégio, obriga-a a ignorar seus desafetos.
         Além do roteiro, sua expressão facial e todo o seu gestual eram tudo de que Meryl dispunha, para ser indicada, dignamente, a vários prêmios, conforme, realmente, foi. Seu talento é fato consumado e, como sempre trabalha com a emoção, usou o seu famoso e inigualável subtexto, sendo mal interpretada por falsos entendidos, que lhe atiraram críticas injustas e causticantes, críticas essas, que não tiveram a mínima chance de impedi-la de receber novos prêmios, por sua magistral performance. "Sua" Irmã Aloysius Beauvier elevou-a, isto sim, a mais um patamar, em sua brilhante carreira. Misturando instinto, carisma, coração e um tremendo talento, Meryl nem percebe que conseguiu expor a alma de suas personagens. A forma natural com que usa o seu subtexto, só é compreendida por quem aprendeu a captar as mensagens do seu silêncio. Portanto, nada de tiques e cacoetes: Meryl é sublime.

Um comentário:

  1. Também vi a crítica e, lógico, fiquei indignada. É muita pretensão se atrever a criticar a perfeição da Meryl Mas isso só tem um nome: INVEJAAAA!! Afinal, ''Meryl É tudo aquilo que um grande artista gostaria de ser'', ne?! *). Umas a admiram profundamente, outras a invejam ser disfarçar. Mas isso não a atinge. Ela é diva, e está muito acima disso.

    ResponderExcluir