Meryl Baby

Meryl Baby

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Meryl Streep, por Phillip Noyce

                                                                             
       
         Não é tão vilã a presença de Streep, na tela. "Ela está defendendo algo que é muito sedutor - um mundo sem dor, conflito, guerra. Você não tem que acordar para assassinar e caos... Não é tão difícil de ver algo que ela está dizendo, mas a forma como Meryl o diz é ainda mais difícil de não aceitá-la, porque ela é convincente. "

         - Phillip Noyce (diretor)

*******************************************************

          Sempre gosto de repensar as impressões das pessoas que trabalham com Meryl. Leio várias vezes o comentário em questão e vou "dissecando" a mensagem, com o máximo de profundidade. Quando assisto o filme estou preparada para encontrá-la e senti-la, com realidade. Essas opiniões são muito úteis porque me adiantam algumas observações que, habitualmente faço, em análise de todo o contexto. E tenho que confessar: só um diretor de verdade, consegue captar o grau de sensibilidade do ator, durante o  desempenho dele. 
        Com toda sinceridade, acredito que qualquer profissional que dirija Meryl encerra o trabalho tendo assimilado detalhes, quase despercebidos, aos olhos distraídos daqueles que praticam o mercantilismo cinematográfico. Meryl é um Gênio da Arte de Atuar. O que foi Michelangelo, na sua época, fico maravilhada por estar vivenciando, ao mesmo nível dele, a plena época Meryl Streep. 
         Meryl transforma, adianta. Sua evolução é constante, acelerada... infinita. Depois de todas as Obras que tem legado ao Mundo, em prol do 'desenvolvimento sustentável' da Arte e da Cultura, ela renova e reabastece o seu Talento Natural e continua criando, criando, numa vertigem incontrolável. Sua Criação é tão intensa... é voluptuosa, de entrega total, beirando o impossível.
        Tudo o que faz, ela o faz com absoluta convicção. "Tem que ser honesto", diz. E segue sempre em frente, numa ebulição turbulenta, com a Vida em efervescência. Não é só o Corpo que está em cena. É, muito mais, a Alma... além dos "120% de Energia" que ela revela, viva, em atividade constante. E Emoção, Empatia... Ninguém é melhor que ela. Nem igual! O outro Michelangelo que a antecedeu nasceu em 1475; Meryl em 1949: vai demorar muito para nascer o terceiro.
        Sendo assim, a Chief Elder não é tão vilã porque dentro dela está a Sensibilídade convincente da Sublime Meryl Streep.  E que Deus a abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário