Meryl Baby

Meryl Baby

sábado, 26 de abril de 2014

Meryl Streep: "Sophie's Choice"

                                                                       
        64 anos... Linda.      
                                                                             

                                                                                   

              Qualquer um que viu "Escolha de Sofia"sabe a cena. A mãe polonesa medo está em linha para os campos de concentração alemães, segurando sua filha, enquanto seu filho se aconchega perto, contra ela. Um oficial nazista voraz faz algumas observações chocantes e, então, pede que Sophie escolha qual de seus filhos vai sobreviver. Apenas um. O outro vai morrer. Sophie protesta. Ela grita. E então... ela decide.
                                                                                     

              Se essa cena - pontuada por grito silencioso de Meryl Streep - é para sempre marcado na parte de trás de seu crânio, imagine se você fosse a garota, sendo arrancada dos braços de Streep. Jennifer Lawn Lejeune tinha apenas 4 anos de idade e nunca tinha atuado antes. Ela foi escalada como a filha de Sophie que, no dia das filmagens, era praticamente tão angustiante para ela como era para os personagens do filme.
              Em um clipe exclusivo de uma nova mesa redonda que faz parte da nova "Escolha de Sofia", Blu-ray ( a 29 de abril ), Streep diz que não fez "atuou", quando o soldado arrancou Lejeune, de seus braços. "Foi exatamente o que aconteceu no momento", diz ela. Assistindo a reação comovente de Lejeune, é claro que ela não estava atuando.
              Agora, com 36 anos, casada, e trabalhando em Finanças, em Paris, a memória daquele dia de Lejeune é um pouco diferente de Streep, que se lembra de filmá-lo apenas uma vez. "Todo mundo ficou chocado, porque eles achavam que tinha apenas um take para que isso acontecesse", diz Lejeune. "Eles esperavam pela primeira vez, e é isso. E eles foram capazes de fazê-lo 13 vezes. "13 vezes. 13 vezes ter de ser arrancada dos braços "da mãe", e levada para quem sabe onde. Não se engane: Os gritos eram reais. "Eu pensei que era, totalmente, o fim do mundo", diz Lejeune. "Absolutamente. As pessoas tentaram explicar isso para mim, mas eu tinha um tal vínculo com Meryl! Então eu acho que tenho, em toda a parte emocional dele. Assim como, ela estava ficando cada vez mais emocional e com medo, eu também "
              A primeira tomada foi tudo que o diretor Alan Pakula e o cineasta Néstor Almendros poderiam ter esperado. Ainda assim, eles acabaram usando um take subseqüente, em parte porque o medo antecipatório de Lejeune, do que estava por vir, tornou-se cada vez mais palpável, o que só aumentou a verdade emocional da cena. A sensação de pavor e medo - olha para o lábio trêmulo - está em todo o seu rosto adorável. "O cara que estava fazendo o alemão sempre esteve escondido da minha vista, até que o filme real estava rolando, e como, assim que eu o vi, estava aterrorizada com ele", diz Lejeune. "Você não poderia dizer sobre a tela, mas na verdade ele tinha uma enorme cicatriz no rosto que era de coberta com uma espécie de maquiagem."
               Felizmente, a experiência em última análise, não foi traumática para Lejeune, e hoje, ela pode rir sobre isso. Ela havia sido descoberta por Pakula, em uma fundação polonesa, em New York City, de onde sua avó era membro -e foi expulsa- não só por sua semelhança incrível com Streep, mas também por sua atitude. "Eles me pediram para chutar, do jeito de Meryl, na entrevista final, e eu dei-lhe uma boa sova na canela", diz Lejeune. "Eu não sei se mais alguém [audição] fez, ou tentou aliviar o chute, mas eu meio que dei um bom chute."
                Apesar da introdução um tanto rude, Lejeune e Streep se deram bem, e a jovem atriz passou um mês na ex-Iugoslávia, fazendo o filme. Principalmente, porém, Lejeune estava lá para se relacionar com Streep, de modo que a cena final se fizesse autêntica. "Todos os dias ela chegava em casa, da tomada, e gastava uma ou duas horas, ensaiando comigo e com meu irmão -de ator-[ Adrian Kalitka ] ", diz. "Ela só estava ensaiando junto - às vezes no hotel, às vezes apenas em torno da cidade, e no parque infantil - e conhecendo uma a outra, para que eu confiasse nela. Eu me sentia segura com ela. Eu disse a minha mãe, aparentemente, al que Meryl Streep é uma mãe melhor do que ela é. Isso não passar por cima de muito bem com a minha mãe de verdade. "

                Essa conexão claramente fez toda a diferença quando chegou a hora de filmar a cena da separação. A mãe de Lejeun, Barbara Lawn, estava perto dos monitores em conjunto para as duas horas que levou para capturar os momentos do assombro. "Depois de cada tomada, Meryl acalmou Jennifer e ela mesma", escreveu o gramado em um email. "Ela segurou-a de perto e consolou-a, e os dois deles se compôs e entrou na fila novamente para outro ir em outro take. Toda vez, o choro e gritos era Jennifer, e Meryl foi inteligente para deixar o som do grito aterrorizado a criança dominar a cena e ela abriu a boca em um grito seco. "
                Lejeune se interessou um pouco em atuar e modelando-se até o ensino médio, mas ela desistiu de ir para a faculdade, o que levou a uma carreira de sucesso na área financeira. Ela trabalhou na Europa por vários anos e se estabeleceu em Paris ". Porque eu me apaixonei por um cara francês" Seus amigos mais próximos sabem da sua história de atuação distinta - embora não seja algo que muitas vezes traz à tona - mas ela não viu A Escolha de Sofia em anos. "É muito tempo atrás, na minha vida, mas é sempre bom lembrar", diz ela. "É uma memória agradável."

Nenhum comentário:

Postar um comentário