Meryl Baby

Meryl Baby

domingo, 6 de maio de 2012

Meryl Streep e a Cartografia



           Fiz faculdade de Geografia. Inclusa no currículo, estava a Cartografia. Por quê?  Como se pode estudar Geografia, sem mapas? É básico: Cartografia é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo de mapas. Segundo a Associação Cartográfica Internacional, (ACI), é o conjunto dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que intervêm na elaboração dos mapas, a partir dos resultados das observações diretas ou da exploração da documentação, bem como da sua utilização.


          A função dos mapas é prover a visualização de dados espaciais. A sua confecção é praticada desde tempos pré-históricos, antes mesmo da invenção da escrita. Com esta, dispomos de mapas em placas de argila sumérias e papiros egípcios. Na Grécia antiga, Aristóteles e Hiparco produziram mapas com latitudes e longitudes.

                                                                                  
          Atualmente, o departamento de Cartografia, da Organização das Nações Unidas, é o responsável pela manutenção do mapa mundial, oficial, em escala 1/1.000.000, e todos os países enviam seus dados mais recentes, para este departamento. Particularmente, adorei estudar Cartografia.

                                                                                     
          Hoje é o dia do Cartógrafo. Isto me fez lembrar de Meryl, atuando como Margaret Thatcher, diante de uma enorme mesa que, na realidade era um imenso mapa do oceano Atlântico, onde "navegavam" os navios da Grã- Bretanha e da Argentina, em guerra, pelas ilhas Malvinas (para os argentinos) e/ou Falklands (para os ingleses).

                                                                                            
          Sensacional, aquela cena em que Meryl, em sua portentosa atuação, como a primeira ministra britânica, fria e decidamente, determina o destino do cruzador General Belgrano (ocorrido a 2 de maio de 1982), depois de olhar aquele "mapa", com todos os navios, em suas devidas posições, apontando para ele disse, apenas:"Afunde-o." Ma-ra-vi-lho-sa Meryl! Esta cena deveria ser vista por todos os estudantes de Cartografia, para ilustrar, de forma completa, a aprendizagem da matéria, tal a sua Perfeição!

                                                                                        
           Meryl, querida, ninguém mereceu o Oscar 2012, mais do que você!... Deus lhe abençoe!
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário