Meryl Baby

Meryl Baby

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A música italiana e Meryl Streep

           Fomos adolescentes, na mesma época, Meryl e eu, na década de 60, embora separadas espacialmente.
           Naquele tempo, apesar da guerra do Vietnã estar ceifando a vida de muitos jovens - alguns imberbes ainda - havia o outro lado da moeda: estava em plena moda, a música italiana. Itália... Roma... Amor... Romance... Roma aparece na palavra romance... Roma, escrita ao contrário, é Amor... Em todos os sentidos, o Amor estava no ar...
            Parecia que a Itália se espalhara pelo mundo inteiro. Os  filmes, praticamente todos, românticos, exibiam as fotografias dos pontos turísticos ítalos, mais famosos. Aliás, aquele foi um período lindo, cheio de cores, de flores, de cantores, que não eram, propriamente, bonitos... e nem precisavam ser porque as músicas, que cantavam,  chegavam a nós, emocionantes, muito bem interpretadas. Havia em suas vozes um poder envolvente, com uma espantosa sedução. E nós, mocinhas da geração pós-guerra, tínhamos a sensação de estarmos enfeitiçadas por Cupido, o pequeno deus do Amor.
           Todas nós sonhávamos conhecer a capital italiana. Todas, sem exceção, planejávamos passar a lua-de-mel, lá, nos locais mais românticos, vistos em todos os cinemas que exibiam  filmes como "Candelabro Italiano", "Dio Come Te Amo"... Foi a época mais doce de todas, a mais pura e suave, que precedeu "Woodstock".

           Alguns cantores italianos e seus maiores sucessos, naqueles anos maravilhosos:
              * Emilio Pericoli - "Al Di La"
              * Peppino Di Capri - "Roberta"


              * Sergio Endrigo - "Sapore di Sale", "Il Ma Lacrima Sul Viso" e "Io Que Amo Solo Te"
              * Nico Fidenco - "Legatta a un Granello de Sablia"
              * Gigliola Cinquentti - "Dio Come Ti Amo" e "No Ho L'Eta Per Amarti"
              * Domenico Modugno - "Nel Blu di Pinto di Blu"
                  e mais: Pino Donaggio, Fred Bongusto, Jimmy Fontana, Vic Damone...

           Meryl fala italiano, com um lindo sotaque. Passou, na Itália, a lua-de-mel, na Sardenha. Ela ama a Itália e é amada por aquele povo. Sua filha Grace estuda lá. Em 2009, Meryl recebeu o "Marco Aurélio de Ouro", em Roma, prêmio máximo de cinema.

                                                 
           Em 2010, recebeu o "Rodolfo Valentino", na Sardenha, ambos pela carreira.

                                                                                                                                   
          Sua música favorita é "O Sole Mio".




                                                                               
           Meu amor pela Itália também se concretizou, quando nasceram meus quatro filhos, que são descendentes de italianos, de Verona, cenário da história de amor mais famosa do mundo, "Romeu e Julieta", escrita por William Shakespeare.  Quanto a mim, brevemente, realizarei meu grande sonho:  conhecer a minha tão querida Itália.   A propósito: minha música favorita é "Dio Come Te Amo".

                                                                          
                                                                    

                                                                                                                             
                                                                            

Um comentário:

  1. A bela Itália, eu adoraria conhecê-la.. eu posso até não ser muito romântica, mas lá eu até poderia me tornar, rs. Eu acho interessante a ligação que a Meryl tem com a Itália, podemos perceber isso através desses prêmios que você mesma citou. E quando se fala disso, eu não poderia não lembrar daquele vídeo no qual o Alex Prior, ainda jovem, faz uma homenagem a Meryl, cantando 'O Sole Mio', muito emocionante mesmo..

    ResponderExcluir