Meryl Baby

Meryl Baby

sexta-feira, 1 de março de 2013

Conversando com Meryl Streep

                                                                          
          Querida Meryl:
       
         Deve ser terrível não poder sair à rua, sem se expor a um flash que surgiu, 'não sei de onde'. Lugar e hora de flashes é no seu trabalho, e para eles você está sempre pronta, pois fazem parte. Mas na rua, você é uma cidadã e, como tal, tem todo o direito de ir e vir... em paz. Ou deveria ter. Imagino que terrível deva ser ficar tensa, andar olhando para o chão, pedindo a Deus para a 'Meryl Streep' não ser reconhecida porque... aquela que está ali é a Mary Louise! Por favor! À Meryl Streep, os refletores; à Mary Louise, a Paz!
        Sinto muito, minha querida, que a sua Vida não possa ser tão comum, como você gostaria. É que o seu Trabalho é grandioso!... Acredito que você não se importe tanto com essa grandeza... mas ela faz parte da sua Vida. Ela corresponde à Perfeição daquilo que você faz. Vocação, talento, são coisas que vêm na personalidade de cada um... e a sua 'profissão deveria ser vista como as outras', etc e tal... Mas você faz dela algo fantástico demais, não dá para não se dar a importância devida. O que você faz, e como faz, grita, entende? Grita! Esta é a palavra correta! É extremamente Perfeita! E o ser humano, por si só, busca, eternamente a Perfeição! É quase instintivo! Não ouço tantos comentários sobre as demais atrizes. Não que não sejam boas, mas porque nenhuma consegue suplantar a sua Arte Puríssima: ela sai de você cheia de honestidade, de emoção, de entrega, de amor e prazer, incondicionais!
     Dessa forma, simples, desse jeito tão seu, você conquistou o grande público. Na verdade, um enorme público! Esta fúria de flashes é, na verdade, querer gravar para sempre o momento mágico, a visão do paraíso ao encontrar com você, assim, tão simplesmente, caminhando pela rua, como o mais simples dos mortais. Quisera eu encontrar-lhe, acidentalmente. Acho que não me lembraria da máquina fotográfica. Provavelmente deixaria a minha alma livre para absorver os fluidos maravilhosos que emanam, da sua... e são tantos, tão diversos... e, seriam os segundos mais infinitos da minha vida inteira... seria a Eternidade. Pessoas como você, tão completas, são muito raras. São 'Michelangelos' que só acontecem a cada mil anos! E a sua Arte não é pintura! Ela está em você, e com você ficará, até o fim dos seus dias (e quero muito, que sejam muuuuuitos dias ainda!). Adoro a sua Unidade! Você não é 'apenas' a Grande Meryl Streep. Você é, na verdade, a Mary Louise, a proprietária dela... a geradora da Estrela mais brilhante da Sétima Arte! Sei que não vê a coisa por este prisma, visto que é modesta demais. Mas é o que você é. Única, inigualável! Então, esbarrar com você, de repente, é um milagre da Vida... - quem me dera, tal milagre.
       Ponho-me no seu lugar e compreendo que vire o rosto aos flashes, que queira se esconder deles. Mas jamais passará despercebida. De minha parte, uma foto não seria suficiente porque não gravaria o som da sua voz, da sua Alegria... não registraria a Vida que há no seu sorriso, a graça do seu olhar e, sobretudo, a Emoção que vaza, através da sua pele!...
       É, minha Querida, este é o preço da sua Sublimitude! Gostaria que tudo fosse mais normal, para você, que faz por merecer. Mas... feliz é quem encontra você, em qualquer lugar, por aí. Se fosse eu, ficaria quietinha, só olhando, captando tudo - quem sabe até um pouco da sua Essência de Anjo, do seu calor humano, da sua Verdade? Não, eu não faria uma foto. Uma foto é só um pedaço de papel: está muito looonge de ser você.
         Receba o meu abraço carinhoso. Deus a abençoe, todos os dias!
   
          * * *
      Hoje o Rio de Janeiro, minha cidade natal, comemora 448 anos de sua fundação. Tudo que tenho a dizer é que ela merece governos melhores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário