Estava passeando pelo meu acervo de fotos, da Meryl. Examinava, justamente, aquelas do 38th AFI (American Film Institute) Life Achievement Award, ocorrido em 10 de junho de 2010. Nesta ocasião, Meryl - que o recebeu, em 2004, numa festa maravilhosa! - foi escolhida para entregar o prêmio àquele que a dirigiu várias vezes: Mike Nichols.
Diversos profissionais de cinema e teatro fizeram dircursos enaltecendo o trabalho, o companheirismo, o caráter do homenageado.
O discurso que Meryl pronunciou continha muitas referências ao trabalho do amigo, mas também, pessoais. Aliás, nada que venha dela pode ser somente racional, mas sempre emocional. Assim, relembrou o que Nichols lhe disse durante as filmagens do drama " Silkwood" ('O Retrato de Uma Coragem' - título, no Brasil), em 1983: Você sabe, dirigir é como fazer amor. "E eu pensei: Ei, eu não conheço esse homem tão bem assim. Por que ele está me dizendo isso?" Porque, continuou Nichols, você nunca sabe se está fazendo a coisa direito ou tão bem quanto seu parceiro. "Para mim, essa insegurança assim confessada, foi algo que me desarmou e... bem, comecei a me apaixonar por ele", confessou a grande atriz, que estrelou 'Lembranças de Hollywood' e 'Angels in America', sob a direção de Nichols. Meryl estrelou, também, 'A Escolha de Sofia', 'Kramer vs Kramer', 'Holocausto', 'As Pontes de Madison', 'Entre Dois Amores', 'A Difícil Arte de Amar', 'A Casa dos Espíritos', 'As Horas', 'Adaptação', 'Um Grito no Escuro', 'Amor a Primeira Vista', 'Música do Coração', 'O Franco Atirador', 'A Mulher do Tenente Francês', 'O Diabo Veste Prada', 'Mamma Mia!', 'Dúvida', 'Julie & Julia', 'Simplesmente Complicado'...
Fico feliz. É como se tivesse levado até Meryl, um abraço caloroso, carinhoso, bem brasileiro, em nome de todos nós, que a amamos tanto.
É uma pena, volto a repetir, que o Brasil não dê o digno valor à Meryl Streep, a maior atriz do mundo. Por causa disto nós, brasileiros, estamos perdendo, em qualidade e prazer, por não termos acesso, quase algum, a esta pessoa tão maravilhosa que vive, na Terra, ao mesmo tempo que nós. Infelizmente, só quem recebe um bom salário é que pode ter TV a Cabo. E mais, HBO! Porque é nestes canais, bem especiais, que os empresários do ramo permitem a exposição dos grandes filmes de Meryl Streep.
Primeiro Oscar: por "Kramer vs. Kramer", em 1979.
Segundo Oscar: por "A Escolha de Sofia", em 1983. Neste momento tão importante de sua vida, estava grávida de Mamie, sua segunda criança, sua primeira menina.
Meryl tem recebido muitos prêmios, ao longo de sua carreira. Tenho imenso orgulho dela. Prometo que falarei deles, em breve, com muito prazer! Que Deus a abençoe!
Maria Luiza parabéns pelo forum.
ResponderExcluirAdoooro a Meryl, sou uma grande fã do trabalho dela e da pessoa maravilhosa que é.
Beijos
Luciana Costta
Obrigada, Luciana! Beijinho
ResponderExcluir