Meryl sempre se importou muito com a Educação, tanto a sua quanto a dos filhos. Quando eles eram pequenos, levava-os para o colégio e estudava com eles, depois que chegava do trabalho. Estudou no Vassar College, era estudiosa e até, por ser uma das melhores alunas, recebeu um convite para estudar, durante um ano, no Dartmount College, em Hannover, New Hampshire.
(Princeton, capital do estado de New Jersey, onde Meryl nasceu.)
********************************************************************************************
"Eu acho que o ensino é tudo. Há uma série de grandes temas do mundo, assuntos muito interessantes... Quem é que vai levá-lo ao assunto? Quem vai interpretar para você esta nova Terra?... É tudo! Todo assunto que eu nunca havia estudado, se o professor era ótimo..."
- Meryl Streep -
********************************************************************************************
É por isso que os Estados Unidos são a grande nação do mundo. Já vem de longa data a preocupação dos governantes com a cultura dos seus habitantes. E, desta forma, a Educação é um dos pontos mais altos do desenvolvimento daquele país.
Há uma consciência geral da importância deste setor, visando o conhecimento mais vasto e aprofundado, com o objetivo perene de crescimento socioeconômico e manutenção da hegemonia capitalista, no planeta. Lá, o Professor é um dos profissionais mais bem conceituados, do país.
Ele conta com vários cursos de atualização e recebe ajuda de custo para os tais, além de convites culturais (cinema, teatro, exposições...). São dignas as suas condições de vida e da sua família. Para ele chegar a ser um profissional de Educação, recebe toda orientação necessária para bem desenvolver as suas aulas, além de material farto, recursos audiovisuais modernos, turmas com pequeno número de alunos, salários à altura de uma pessoa que tem a cultura como sua ferramenta principal de trabalho. Desta forma professor, nos Estados Unidos, pode levar e proporcionar a sua família uma vida digna e confortável.
Em compensação, nós, brasileiros, ainda estamos, mais ou menos, na fase Pindorama, da Educação. Apesar de recebermos o ensino ministrado pelo próprio governo, apesar dos concursos e do imenso número de candidatos, apesar da aprovação e da classificação, recebemos salários medíocres e ainda somos considerados culpados pelo alto índice de reprovação, da discência nacional. É muito difícil se dar uma ótima aula quando não existe material, recursos audiovisuais e, principalmente, com as salas de aula lotadas de alunos. Mas o que importa para os governos é se isentar de qualquer responsabilidade. Na verdade, aqui, a Educação não evolui porque não dá retorno imediato para os governos. A Educação, no Brasil, está agonizante, principalmente a pública. Honestamente, não vejo mais chance dela ser valorizada. Aqui, o que importa mesmo, é o voto.
Que ótimo que a Meryl tenha nascido nos Estados Unidos. Ela é uma mulher político-socialmente culta. É uma verdadeira cidadã, participando de tudo, atuando em benefício de seus compatriotas, estendendo a sua influência a todos os cantos do mundo. Que Deus a abençoe.
Indiana University
Nenhum comentário:
Postar um comentário