Meryl Baby

Meryl Baby

sábado, 27 de agosto de 2011

Meryl Streep e Jung


             Meryl conta uma passagem de sua vida: "Que livro você leu nestas férias? perguntou-me a mulher a quem eu deveria me apresentar. Olhei-a confusa e perguntei: O que quer dizer com isso? Estranhei o fato... sua voz era áspera e seu olhar refletia desprezo... lembrei-me de que um dia de chuva fui para a biblioteca e devorei um grosso volume intitulado 'Dreams'... Carl Jung... Pronunciando o J como em jugular, ela me corrigiu , dizendo que era 'Jung', o j com som de i... era o livro mais grosso que alguém já havia lido nas férias de verão. Isso foi demais para mim. Ela se irritava com o mero fato de eu pronunciar errado o nome do autor. Simplesmente me levantei e disse para o meu pai: 'Pai, vamos para casa' e foi o que ele fez."
            Meryl, adolescente, leu Jung, um dos psicólogos mais puros e, ao mesmo tempo, mais complexos! Mas, muito inteligente, ela 'devorou' o livro. Acho que muito da beleza, de caráter e de carisma, que Meryl carrega, na sua bagagem de vida, ela assimilou nas suas léguas de leitura. Analisando o raciocínio de Jung, descobrimos Meryl, seus hábitos e costumes.

            * "Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, acorda."

            * "Só aquilo que somos, realmente, tem o poder de curar-nos."

            * "O que não enfrentamos, em nós mesmos, encontraremos como destino."

          
            * "Nós não podemos mudar nada sem que primeiro a aceitemos."

           * "O encontro de duas personalidades é como o contato de duas substâncias químicas: se há alguma reação, ambas são transformadas."

           * "Que eu faça um mendigo sentar-se a minha mesa, que eu perdoe aquele que me ofende e me esforce por amar, inclusive o meu inimigo, em nome de Cristo, tudo isso naturalmente, não deixa de ser uma grande virtude."

           * "Sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer a minha resposta, caso contrário, estarei reduzido à resposta que o mundo me der."

           * "Onde reina o amor, não há vontade de poder e, onde domina o poder, falta o amor. Um é a sombra do outro."

           * "A individuação não separa niguém do mundo, mas junta o mundo à própria pessoa."

           * "Ninguém que haja passado pelo processo de assimilação do inconsciente, poderá negar o fato de ter se emocionado profundamente e de ter se transformado."

           Jung fala de emoção, de amor, de sonho, de transformação.  A nossa adorável Meryl é tudo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário