Meryl Baby

Meryl Baby

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Meryl Streep e as formandas do Barnard College (5)

           Eu estou apenas brincando... Vocês tiveram o privilégio de uma educação muito específica. Vocês são pessoas que podem dispor de uma perspectiva completamente diferente, de imaginar uma possibilidade diferente, do que mulheres e homens que foram para as escolas coed. Como essa diferença irá para atendê-los, é difícil quantificar agora. Pode levar quarenta anos, como me fez  analisar esta vantagem.
 
           Mas hoje trata-se de olhar para a frente, em um mundo onde o chamado da mulher, questões assim... as questões humanas da desigualdade de gênero, estão no cerne dos problemas mundiais, da pobreza, para a crise da AIDS, para o aumento das juntas fundamentalistas violentas, tráfico humano e de violações dos direitos humanos, é que vamos ter a oportunidade e a obrigação, por força da sua Providência, para acelerar o progresso em todas as áreas. E este é um lugar onde a necessidade é muito grande, a notícia é demasiada. Este é o seu tempo e que parece normal para vocês, mas realmente nada há de normal. Só há mudança e resistência a ela e, em seguida, mais mudanças. Nunca antes na História, ou país, a maioria dos graus avançados foram concedidos a mulheres, mas agora eles estão. Desde o surgimento do Homem, é pouco mais que 100 anos, desde que a nós mesmas era permitido,  nesses prédios, exceto para limpá-los logo. Mas a maioria é dos médicos, os formados em Direito e, provavelmente, vão também para as mulheres, em todo o mundo, as mulheres pobres que costumavam ser de propriedade. De acordo com a revista Economist, para as duas últimas décadas, o aumento do emprego feminino nos países ricos tem sido a principal força motriz do crescimento. Essas mulheres  mais contribuíram para o crescimento do PIB global do que quer ter uma nova tecnologia ou novos gigantes da Índia ou da China. Rachaduras no teto, rachaduras na porta, rachaduras no Tribunal de Justiça e no plenário do Senado. Vocês sabem, eu fiz um discurso, em Vassar, há 27 anos atrás. Foi um grande sucesso, na verdade. Todo mundo adorou, realmente.  Tom Brokaw disse que era o discurso de abertura muito melhor que ele já tinha ouvido e é claro que eu acreditava nisso. E foi muito mais fácil de construir do que este. Ele saiu com muita facilidade, porque naquela época eu sabia muito. Eu era uma mãe nova, eu tinha dois Oscars e foi tudo se encaixando bem. Eu era esperta e eu entendi placa de caldeira e que parecia boa, e porque eu tinha estado na quadra na escola, cheerleading full-throated... Sério!... Foi a minha especialidade, foi isso que eu fiz.



          Mas agora, eu sinto que eu sei sobre o 1/16th de o que aquela moça sabia. As coisas de hoje não parecem tão certas. Agora eu tenho 60 anos, tenho quatro filhos adultos, todos enfrentam os mesmos desafios que vocês. Eu sou mais otimista sobre todas as coisas que eu ainda não sei e eu ainda estou curiosa sobre o que eu sei sobre o sucesso, fama, celebridades, tempo. Eu sei que fui convidado a vir aqui por causa disso. Como eu sou famosa, como e recebi muitos prêmios que ganhei... e enquanto eu sou... Eu sou overweeningly orgulhosa do trabalho que, acredite, eu não fiz por minha conta. Posso garantir que as concessões têm muito pouca influência sobre a minha felicidade pessoal, minha sensação de bem-estar e da finalidade do mundo. Isso vem de estudar o mundo, com sentimento, com empatia, no meu trabalho. Ela vem de permanecer alerta e viva e envolvida na vida das pessoas que eu amo, e as pessoas no resto do mundo, que precisam da minha ajuda. Não importa o que você me vê ou me ouve dizer, quando eu estou na sua TV, segurando uma estatueta, "vomitando", que está agindo...

                           
   
           Ser uma celebridade tem me ensinado a esconder, mas ser um ator abriu a minha alma. Estar aqui hoje me forçou a olhar ao redor, lá dentro, para alguma coisa útil que eu possa compartilhar com vocês e estou muito agradecida porque me deu a chance. Vocês sabem que vocês não têm que ser famosos. Vocês apenas têm que fazer a sua mãe e o pai, orgulhosos de vocês... e isso vocêS já têm. Bravo a vocês. Parabéns.


             Esta é a adorável Meryl Streep! Que Deus a abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário