Meryl Baby

Meryl Baby

sábado, 1 de outubro de 2011

Meryl Streep: discurso - Museu da Mulher (1)


           Meryl sempre foi uma defensora das mulheres. Entrou de cabeça no projeto da construção do Museu Nacional da História da Mulher, a ser erigido em Washington. O discurso abaixo é referente a este projeto.

           "Estou muito muito honrada de estar presente aqui esta noite e dividir o palco com tão importantes pessoas, que estão ajudando este sonho, esta ideia  que parece ser ainda uma ideia, mas que se tornará realidade, bem aqui e agora... É calaro que sabemos que temos um maravilhoso nós temos um maravilhoso museu virtua... Está aqui há 10 anos, online, e você pode acessar várias histórias fantásticas... Histórias que, de verdade, eu preciso dizer, são desconhecidas por mim, apesar de tão educada e super-graduada, que sou... Eu me perdi ontem no syber site do Museu Nacional das Mulheres... Eu estava lendo sobre um monte de coisas, eu gritava: nós agora temos, nós temos!... Eu tenho lido sobre Philix Whitney. Philix Whitney era uma escrava fluente em grego e latim e escrevia poemas para o governador de Londres...e Bell boy, que foi uma espiã no sul... As pessoas perguntaram por que vocês precisam de um monumento, quando essas informações estão na Internet? Vocês conseguem tudo online... Está tudo lá (este é o meu marido...)Por que vocês precisam de um monumento? Muitos gastos neste momento horrível, quando todas essas informações estão disponíveis no syber site...
          Qualquer um que duvida da importância de um edifício, o profundo, psicológico, espiritual e simbólico do significado de um edifício, devia vir até meu bairro.  Eu vivo a 7 blocos do que as outras pessoas chamam de 'Marco Zero', e do que nós ainda chamamos de 'World Trade Center'. eu moro não muito longe de um mosque que oferece orações 5 vezes ao dia por mais de 30 anos... eu moro 5 blocos dos clubes de sexo na mesma vizinhança que oferece dança no pau de sebo mais que 5 vezes ao dia e mais algumas coisas, eu tenho certeza, mais de 5 vezes durante o dia todo... símbolo é importante... e monumentos significam alguma coisa pra o coração das pessoas... a razão pela qual as pessoas estão apaixonadas é porque ficam perto do grande espaço... e monumentos e edifícios simbolizam alguma coisa para o coração das pessoas... da minha janela eu posso olhar para a baía e posso ver outro monumento magnífico e museu, a estátua da liberdade...lá ela está em pé, sozinha... simbolizando liberdade... fabricada em Paris, em 1885, antes de qualquer uma mulher na França ou aqui, fosse livre para votar para o membro de comitê da escola, para o cara que pega cachorro na rua ou para Presidente da República... Esta simbólica mulher, em pé pela liberdade e, ironicamente, ela mesma não é livre, levanta sua mão esperando ser chamada. Esperando para que todos finalmente vejam a luz. Ela é um símbolo histórico, e eu a vejo todos os dias. O seu peso, o lugar onde a colocaram. Ela significa para os estrangeiros e outros cidadãos todas as ideias que nós objetivamos. Bem vinda oportunidade! Aliviem-se das opressões antigas! Um terreno para o 'Museu Nacional de História das Mulheres' deveria nos ter sido dado a mais de 100 anos atrás. Quando a legislação afirmava direitos para as mulheres serem cidadãs plenamente emancipadas e finalmente passarem pelo resistente Congresso, o que me trás até o dia presente. Você sabia que este Bill é patrocinado pelo Senador... Todas as mulheres do Senado e do Congresso têm sido submetidas por todos os anos, durante 7 anos, por permissão, para aprovar o Museu. Permissão, deixe-me ser bem clara sobre isso. Nós não estamos pedindo a eles um cheque, nós queremos DAR a eles um cheque. Nós queremos pagar a eles por um lugar onde nós mereçamos estar. Eu não sei por que, mas todos os anos, por 7 anos, essa legislação tem sido posta de lado. Sem importância suficiente. Tudo que pedimos... e eu tenho que dizer, realmente me incomoda, "eu não quero parecer amarga", e estou. Incomoda-me que nós precisemos nos ajoelhar e implorar aos nossos irmãos, membros do Congresso para, por favor, nos deixar construir um Museu para honrar suas próprias mães e avós. Tudo que vai custar a eles é a gloriosa energia de levantar a mão bem no alto, e dizer "EU"... Sabe, o Senador diz que todo o problema é se agrupar e fazê-los chegar a uma votação... Fazê-los chegar a uma votação... Nós não sabemos como fazer isso?"

         Essência pura, tem esta grande mulher!  Amanhã teremos a continuação, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário