Meryl Baby

Meryl Baby

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Meryl Streep e o Halloween

           Hoje é o dia das bruxas, o famoso Halloween. A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditava que, no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saíam dos cemitérios, para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas, etc. Por ser uma festa pagã, foi condenada na Europa, durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas: todos que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira, pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs, na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

           A festa de Halloween (redução de All Hallows’Eve, véspera do Dia de Todos os Santos) é celebrada nos Estados Unidos no dia 31 de outubro. Nessa data, crianças fantasiadas de monstros, fantasmas e bruxas batem à porta das casas para pedir doces e ameaçam pregar peças aos que se recusam a atendê-las: jogar papel picado no jardim da casa, enrolar papel higiênico nas árvores ou pintar portas e janelas com batom, etc. Não sei se Meryl brincava disso, quando era criança, tampouco sei se seus filhos também brincavam. Mas não podia deixar de fazer esta referência a uma data tão largamente conhecida e comemorada, pelo mundo todo. Afinal, é um costume muito famoso, de sua terra natal...


            O Halloween tem origem nas festas pagãs, de Samhain, celebradas pelos celtas, durante a Idade Média, na Bretanha e na Irlanda, para comemorar a passagem do outono para o inverno. A data marcava também a véspera do ano novo, no tempo dos celtas e anglo-saxões. Durante os festejos, imensas fogueiras eram acesas no alto das colinas, para afugentar os maus espíritos, e acreditava-se que as almas dos mortos visitassem suas casas, nesse dia.
           As comemorações influenciaram a festa cristã do All Hallows’Eve, celebrada na mesma data. Com o tempo, muitos dos costumes do Halloween associaram-se a brincadeiras de criança. A tradição só foi incorporada à cultura americana, em 1840, quando os irlandeses, fugindo da fome em seu país, imigraram para os USA. Aí, então, popularizou-se, no final do século XIX. O símbolo do Halloween – uma lanterna feita com uma abóbora recortada à maneira de um rosto assustador e com uma vela acesa em seu interior – serviria para orientar os mortos, na noite de visita à Terra.
          No Brasil, o costume de comemorar o Halloween (também chamado Dia das Bruxas), principalmente em festa à fantasia, data de meados da década de 1980.
            (Centro Cultural Brasil-Estados Unidos)

                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário